top of page
Buscar
  • Foto do escritorLogvisuals

5 PASSOS PARA PRODUZIR UM BOM VIDEO 💯


O cliente quando entra em contacto connosco não é para nos dizer "olá", é porque irá precisar dos nossos serviços enquanto criadores de conteúdos, quer sejam conteúdos fotográficos ou audiovisuais (video).

Por isso, é desde esse momento que nos devemos preocupar em proporcionar a melhor experiência possível ao potencial cliente.

Sendo assim quais são os passos que devemos seguir para entregarmos um bom trabalho ao cliente, e que este se torne num cliente satisfeito. 


Quais são as expectativas do cliente ⁉️

  1. Que género de video o que cliente precisa (institucional, comercial, produto, etc...).

  2. Qual é o objectivo do video (informativo, criação notoriedade, activação marca, etc...).

  3. Para que plataformas vamos produzir o video (redes sociais, apresentação interna, eventos, etc).

  4. Referências de outros videos que o cliente viu e gostou ou não (importante para tentar perceber o estilo/gosto do cliente).

  5. Como tomou conhecimento de nós? (internet, referência de outro cliente, etc) pode ser um excelente.


Budget / Elaborar o Orçamento 💰💰

  1. Tentar perceber o "budget" disponível do cliente (alguns não têm problema nenhum em dizer-nos quanto estavam a pensar pagar pelos nossos serviços), será muito mais fácil a elaboração do nosso orçamento.

  2. Percepção do cliente dos preços normais dos nossos serviços.

  3. Definir o orçamento por "items" distintos (horas de captação, deslocações, elaboração da narrativa, Voice-ver, etc...), para o cliente perceber o que está a pagar.

  4. Ter em conta todos os nossos custos (deslocações, refeições, equipamento/acessórios, aluguer de material caso seja necessário, licenciamento se banda sonora, etc), ver e rever a nossa folha de custos para não corrermos riscos de nos esquecermos de pontos importantes e por vezes dispendiosos.

  5. Deixo link de uma folha de orçamento que uso, mas pode ser adaptada às necessidades de cada trabalho shorturl.at/oCGW9


Pré-Produção / Storytelling 💡📜

  1. Todos os videos precisam de uma estrutura, guião e narrativa.

  2. Explicar previamente o guião ao cliente, para este analisar, corrigir e aprovar, o cliente deve ser sempre parte integrante deste processo, assim irá valorizar mais o projecto. 

  3. Definir lista de planos de gravação e cumprir o definido (um dia pode parecer muito tempo mas torna-se muito apertado se não tivermos os planos de gravação bem definidos). Deixo um link com a folha de gravações que uso, pode ser adaptada à necessidades de cada um shorturl.at/csGIL

  4. Esquematizar a história também deve ser muito importante, principalmente quando precisamos de dirigir actores/modelos. Existem vários "templates" online

  5. É muito importante saber onde irá ser utilizado o video: redes sociais, apresentações internas, stands de feiras, etc... a forma como fazemos a composição dos nossos planos, os movimentos de câmera pode e deve ser influenciada por isso. (Normalmente, o video irá ser utilizado como meio de promoção e comunicação da empresa, por isso devemos encontrar um meio termo que se adapte às diversos suportes onde o nosso video irá ser visto).


Produção 🎥🎬

  1. Levar para as gravações mais material do que o necessário (o cliente gosta de ver o que está a pagar), objectivas, tripés, slides, estabilizadores, drones, acessórios vários.

  2. Iluminação própria é sempre uma grande mais valia para qualidade da imagem.

  3. Gravador de audio para captação do ambiente (importante no pós-produção).

  4. O nosso orçamento deverá estar em sintonia com o equipamento que vamos disponibilizar para determinada produção, por exemplo, não conseguimos cobrar acima da média, quando não dispomos de material de gama alta.


Pós-Produção / Entrega do Filme 🖥🎞

  1. Devemos contabilizar no orçamento uma Edição e 2 ou 3 revisões (normalmente, define-se 2/3 revisões à edição, e coloca-se em orçamento revisões adicionais).

  2. A primeira edição que se envia deve estar o mais completa possível, o cliente não está habituado a ver "clips" em bruto (sem tratamento ou correcção de cor) e pode ficar negativamente surpreso com o trabalho efectuado. Por isso, na edição que entregamos devemos incluir logo sonoplastia, banda sonora, transições, títulos, motion-graphics, etc.. e esperar que o cliente altere o mínimo na nossa edição, o que nem sempre acontece 😁.

  3. O filme deverá ser entregue em diferentes resoluções (4K, FullHd ou mesmo HD) para utilização em diversas plataformas ou suportes.

  4. Conforme a plataforma para a qual o video se destina podemos também entregar o video em diferentes aspectos de imagem (1:1, 16:9, etc...). Isto deve ser combinado previamente porque é um aspecto decisivo quando estamos a captar as imagens.

  5. Também devemos considerar as definições de exportação do video, por exemplo se o trabalho se destina a monitores HDR, devemos editar o video para saída BT2020, ser for para ser visto em monitores normais ou projectores devemos editar para saída REC.709.


Abordei aqui, na minha opinião os principais pontos para elaborarmos um bom trabalho, sendo que muita coisa acontece no meio deste processo nem sempre linear, devemos estar preparados para isso, contudo a experiência vai-nos ensinando muita coisa, e logicamente por vezes temos de errar para aprendermos, pelo menos comigo foi assim 😁.


Por fim, o nosso objectivo é que o nosso trabalho provoque nos espectadores as atitudes que o cliente deseja e para as quais está a pagar.


Espero que tenha sido útil, e aguardo pelos vossos comentários... bons filmes e boas histórias.


125 visualizações0 comentário
bottom of page